A CRECHE é uma resposta social de natureza sócio educativa que se destina a acolher crianças de idades compreendidas entre a aquisição da marcha e os 36 meses, durante o período diário correspondente ao trabalho dos pais.
1ª Sala de Creche (aquisição de marcha/24 meses) – 14 crianças
2ª Sala de Creche (24/36 meses) – 18 crianças
Segunda-feira a Sexta-feira – 7h30 às 19h00
1ª Sala de Creche | 2ª Sala de Creche |
Coordenadora Pedagógica | |
1 Educadora | 1 Educadora |
2 Ajudantes de Ação Educativa | 2 Ajudantes de Ação Educativa |
1ª Sala: aquisição de marcha/24 meses.
2ª Sala: 24/36 meses.
a) proporcionar o bem-estar e o desenvolvimento integral das crianças, num clima de segurança afetiva e física, durante o afastamento parcial do seu meio familiar, através de um atendimento individualizado;
b) colaborar estreitamente com a família numa partilha de cuidados e responsabilidades em todo o processo evolutivo das crianças;
c) Colaborar de forma eficaz no despiste precoce de qualquer inadaptação ou deficiência, assegurando o seu encaminhamento;
d) estimular o desenvolvimento global de cada criança, no respeito pelas suas características individuais, incutindo comportamentos que favoreçam aprendizagens significativas e diversificadas;
e) desenvolver a expressão e a comunicação através da utilização de linguagens múltiplas como meios de relação, de informação, de sensibilização estética e de compreensão do mundo;
f) despertar a curiosidade e o pensamento crítico.
Para cada utente é obrigatório o uso de bibe e chapéu da côr respetiva da sua sala, adquiridos na Instituição.
A inscrição é feita pelos pais, encarregados de educação, ou outros por eles indicado, de 01 de Outubro a 15 de Maio de cada ano, na secretaria ou online, em ficha própria da Instituição, recebendo o respetivo comprovativo de inscrição.
Anualmente é elaborado um plano pela Equipa Pedagógica, com atividades comuns ou específicas de cada Resposta Social.
Assume-se que este Projeto só poderá prosperar, partindo inequivocamente de uma educação que não prescinde do valor dos valores, e de que somos uma escola capaz de receber de braços abertos e de disponibilizar espaços, tempo e corações para entrelaçarmos o tapete emocionalmente macio e frágil onde se apoia a aprendizagem, cultivando desta forma o bem-estar emocional e físico para que todos possamos crescer em plenitude.
Pretendemos utilizar a metodologia do trabalho de Projeto, cujo método de trabalho se centra na investigação, análise e resolução dos problemas e tem como um dos aspetos mais marcantes o facto de se fundar no trabalho de grupo, o que permite desenvolver o sentido de responsabilidade, a solidariedade e o espírito de equipa.
Este Projeto está planeado de acordo com etapas sugeridas para o seu desenvolvimento e de forma a alcançar os objetivos propostos:
Documento disponível para consulta na Instituição.