Silveira, Torres Vedras
Avenida Joaquim Agostinho, 2

261 937 830
Custo chamada fixa nacional
geral@cspsilveira.pt

Funcionamento
De 2ª a 6ª

Pré-Escolar

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“A educação pré-escolar é a primeira etapa da educação básica no processo de educação ao longo da vida, sendo complementar da ação educativa da família, com a qual deve estabelecer estreita relação, favorecendo a formação e o desenvolvimento da criança, tendo em vista a sua plena inserção na sociedade como ser autónomo, livre e solidário”.
In orientações curriculares.

Capacidade


O Pré-escolar funciona com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos, estando habitualmente divido na seguinte forma:

  • Sala dos 3/4 anos – 24 crianças
  • Sala dos 4/5 anos – 25 crianças
  • Sala dos 5/6 anos – 25 crianças

Horário de Funcionamento


Segunda-feira a Sexta-feira – 7h30 às 19h00

Equipa Pedagógica


Salas de Pré-Escolar:

  • Coordenadora Pedagógica
  • 3 Educadoras
  • 3 ajudantes de Ação Educativa

Objetivos


São objetivos pedagógicos da educação pré-escolar:

  1. Promover o desenvolvimento pessoal e social da criança com base em experiências de vida democrática numa perspetiva de educação para a cidadania;
  2. Fomentar a inserção da criança em grupos sociais diversos, no respeito pela pluralidade das culturas, favorecendo uma progressiva consciência do seu papel como membro da sociedade;
  3. Contribuir para a igualdade de oportunidades no acesso à escola e para o sucesso da aprendizagem;
  4. Estimular o desenvolvimento global de cada criança, no respeito pelas suas características individuais, incutindo comportamentos que favoreçam aprendizagens significativas e diversificadas;e) desenvolver a expressão e a comunicação através da utilização de linguagens múltiplas como meios de relação, de informação, de sensibilização estética e de compreensão do mundo;
  5. Despertar a curiosidade e o pensamento crítico;
  6. Proporcionar a cada criança condições de bem-estar e de segurança, designadamente no âmbito da saúde individual e coletiva;
  7. Proceder à despistagem de inadaptações, deficiências e precocidades, promovendo a melhor orientação e encaminhamento da criança;
  8. Incentivar a participação das famílias no processo educativo e estabelecer relações de efetiva colaboração com a comunidade.

Vestuário


Para cada utente é obrigatório o uso de bibe e chapéu da côr respetiva da sua sala, adquiridos na Instituição.

 

Processo de Inscrição


A inscrição é feita pelos pais, encarregados de educação, ou outros por eles indicado, de 01 de Outubro a 15 de Maio de cada ano, na secretaria ou online, em ficha própria da Instituição, recebendo o respetivo comprovativo de inscrição.

Plano Anual


Anualmente é elaborado um plano pela Equipa Pedagógica, com atividades comuns ou específicas de cada Resposta Social.

Projeto Educativo


O Centro Social tem um Projeto Educativo, onde estão definidas as políticas educativas da Instituição – princípios e linhas orientadoras gerais assentes nas caraterísticas da comunidade educativa, de acordo com as orientações nacionais e nele são estabelecidas metas prevendo parcerias, tendo em conta os recursos disponíveis.

Assume-se que este Projeto só poderá prosperar, partindo inequivocamente de uma educação que não prescinde do valor dos valores, e de que somos uma escola capaz de receber de braços abertos e de disponibilizar espaços, tempo e corações para entrelaçarmos o tapete emocionalmente macio e frágil onde se apoia a aprendizagem, cultivando desta forma o bem-estar emocional e físico para que todos possamos crescer em plenitude.

Finalidades do Projeto
  • Favorecer a formação, o bem-estar e a aprendizagem dos alunos.
  • Permitir a auto-organização da escola com a finalidade de responder às necessidades de desenvolvimento interno do estabelecimento.
Metodologia do Projeto

Pretendemos utilizar a metodologia do trabalho de Projeto, cujo método de trabalho se centra na investigação, análise e resolução dos problemas e tem como um dos aspetos mais marcantes o facto de se fundar no trabalho de grupo, o que permite desenvolver o sentido de responsabilidade, a solidariedade e o espírito de equipa.

Este Projeto está planeado de acordo com etapas sugeridas para o seu desenvolvimento e de forma a alcançar os objetivos propostos:

  • Identificação da situação – problemática;
  • Formulação de problemas parcelares;
  •  Esboço de planificação de trabalho;
  • Investigação e produção;
  • Apresentação dos objetivos conquistados
  • Avaliação.

Documento disponível para consulta na Instituição.