No seguimento da reunião realizada hoje, dia 09/03, pelo Serviço Municipal de Protecção Civil de Torres Vedras ,directores e coordenadores dos estabelecimentos de ensino, comunicamos o seguinte:
A – ENQUADRAMENTO
Na atual situação relacionada com o COVID-19, as Autoridades de Saúde Nacionais determinam, a todos os serviços ou estabelecimentos, a elaboração de planos de contingência que minimizem o risco de contágio e permitam o bom funcionamento das actividades essenciais.
PERÍODO DE INCUBAÇÃO
O período de incubação (até ao aparecimento de sintomas) situa-se entre 2 a 12 dias, segundo as últimas informações publicadas pelas Autoridades de Saúde. Como medida de precaução, a vigilância ativa dos contactos próximos decorre durante 14 dias desde a data da última exposição a caso confirmado.
As medidas preventivas no âmbito do COVID-19 têm em conta as vias de transmissão direta (via aérea e por contacto) e as vias de transmissão indireta (superfícies/objetos contaminados).
PRINCIPAIS SINTOMAS
Os sintomas são semelhantes a uma gripe, como por exemplo:
• febre
• tosse
• falta de ar (dificuldade respiratória)
• cansaço
B – PLANO DE CONTINGÊNCIA (para o qual pedimos a Vossa Colaboração com as Crianças)
Medidas de prevenção diária
• Lavar frequentemente as mãos, com água e sabão, esfregando-as bem durante pelo menos 20 segundos;
• Reforçar a lavagem das mãos antes e após as refeições, após o uso da casa de banho e sempre que as mãos estejam sujas;
• Usar lenços de papel (de utilização única) para se assoar;
• Deitar os lenços usados num caixote do lixo e lavar as mãos de seguida;
• Tossir ou espirrar para o braço com o cotovelo fletido, e não para as mãos;
• Evitar tocar nos olhos, no nariz e na boca com as mãos sujas ou contaminadas com secreções respiratórias;
• Evitar contacto físico (ex: beijos e abraços);
• Evitar espaços com aglomerados de pessoas (ex: jogos de futebol, concertos, etc).
MEDIDAS DE ISOLAMENTO
Caso seja detectado ou haja alguma suspeita de contaminação a criança ou adulto será levada para uma sala de isolamento e procederemos ao contacto com a Linha de Saúde 24 (800 24 24 24) e o Delegado de Saúde Pública.
Se houver confirmação de alguma suspeita cabe ao Delegado de Saúde Pública a decisão de encerramento e tempo de encerramento do estabelecimento.
C – OUTROS PROCEDIMENTOS PREVENTIVOS
A pedido do Delegado de Saúde Pública e Sector de Educação da Câmara Municipal, agradecemos que nos comuniquem sempre que cheguem de uma viagem, para ser feito o controle e serem efectuados os despistes de contaminação do vírus (se eventualmente se confirmar algum caso positivo).
Quaisquer alterações ao estado de saúde devem ser comunicadas de imediato à linha SNS 24 (808 24 24 24) que analisará o risco em concreto e dará as devidas recomendações/orientações.
Nota:
Caso existam alterações ao plano dar-vos-emos conhecimento.
Agradecemos desde já a Vossa colaboração e compreensão.
Sem outro assunto,
Cumprimentos,
A Directora Geral e Coordenadora Pedagógica.